Entenda o risco que você corre jogando óleo na pia e ralos.

O óleo de cozinha é um líquido usado principalmente para fritar alimentos em uma grande quantidade. Infelizmente, em muitos casos, esse óleo de cozinha usado em residências, bares e restaurantes acaba sendo jogado no ralo da pia ou mesmo nos vasos sanitários. Outras pessoas já preferem colocá-lo em algum recipiente vedado e descartá-lo com o lixo orgânico comum.

Entretanto, todos esses métodos de descarte do óleo de cozinha usado são meios de contaminação do meio ambiente, podendo poluir as águas, o solo e até mesmo a atmosfera. Veja quais são os prejuízos econômicos e ambientais quando o consumidor não é consciente e despeja indevidamente o óleo de cozinha usado na rede de esgoto ou nos lixões:

Ao ser despejado na pia ou no vaso sanitário, o óleo usado passa pelos canos da rede de esgoto e fica retido em forma de gordura. Isso é ruim porque atrai pragas que podem causar várias doenças, tais como leptospirose, febre tifoide, cólera, salmonelose, hepatites, esquistossomose, amebíase e giardíase. Essas doenças podem ser transmitidas para humanos e animais.

Além disso, esse óleo encrustado nos encanamentos dificulta a passagem das águas pluviais e causa o extravasamento de água na rede de esgoto e o seu entupimento, levando ao mau funcionamento das estações de tratamento. Por essa razão, faz-se necessário o uso de produtos químicos poluentes para desentupir essas instalações, o que leva à mais poluição e a mais gastos econômicos.

Esse esgoto contaminado com o descarte do óleo de cozinha usado chega às Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs), que irão separá-lo da água e tratá-lo para que a água possa ser novamente despejada nos mananciais, como rios e lagos. No entanto, esse tratamento realizado nas ETEs não é feito com o esgoto total, mas apenas com cerca de 68%, o que significa que o óleo acaba chegando aos mananciais aquáticos. Além disso, o custo desse tratamento é alto, correspondendo a cerca de 20% do custo com o tratamento do esgoto.

Visto que o óleo é menos denso que a água, ele fica na superfície dos rios e lagos, impedindo a entrada de luz e oxigênio. Isso causa a morte de várias espécies aquáticas, como o fitoplâncton (algas microscópicas que vivem em rios e mares e que produzem oxigênio) que depende da luz para desenvolver-se e sobreviver. Isso pode trazer consequências sérias, pois o fitoplâncton está na base da cadeia alimentar dos ecossistemas aquáticos, servindo de alimento para organismos maiores que também poderão morrer. Além disso, acredita-se que eles produzam cerca de 98% do oxigênio da atmosfera terrestre.







Para se ter uma ideia, 1 litro de óleo de cozinha usado pode poluir cerca de 1 milhão de litros de água, o que é aproximadamente consumido por uma pessoa em 14 anos!

O óleo de cozinha usado chega também aos solos, tanto por meio das margens dos mananciais aquáticos quanto por meio do óleo descartado no lixo comum que acaba parando nos lixões. O óleo contamina o solo e acaba sendo absorvido pelas plantas, prejudicando-as, além de afetar o metabolismo das bactérias e outros micro-organismos que fazem a deterioração de compostos orgânicos que se tornam nutrientes para o solo. É também por meio da infiltração no solo que esse óleo de cozinha polui os lençóis freáticos. Outro problema resultante é que esse óleo usado torna o solo impermeável e, quando ocorrem as chuvas, contribui para o surgimento de enchentes.

Além do solo e da água, até mesmo a atmosfera acaba sendo poluída, porque a decomposição do óleo produz o gás metano (CH4), que é um gás do efeito estufa, ou seja, é capaz de reter o calor do sol na troposfera, o que aumenta o problema do aquecimento global.

Você deve ter percebido a perigosa relação que existe entre o óleo de cozinha usado e o meio ambiente. Mas, então, o que fazer com o óleo de cozinha usado? Clique aqui e agende uma coleta.

Recicle seu óleo usado
e ajude o meio ambiente

Somos especialistas na coleta e reciclagem de óleos e gorduras vegetais de forma ecológica. As coletas são feitas em estabelecimentos comerciais: restaurantes, padarias, cozinhas industriais, indústrias alimentícias, residências, faculdades, entre outros.

Sustentabilidade e economia
para sua Indústria

Atendemos shoppings, redes de fast food e indústrias de todos os portes, tanto as que produzem óleo, quanto as que apenas o utilizam em seus refeitórios e praças de alimentação. Conte com a Biotank.

Benefício para seu
negócio e seus clientes

Nos comprometemos com um serviço rápido e eficiente para melhor atender as necessidades do seu bar, restaurante, loja, hotel, padaria e demais estabelecimentos do setor alimentício.

Coletamos para renovar!

Conheça Nossos Serviços

Mais de 20 milhões de litros de resíduos oleosos coletados, tratados e bem destinados.

img

Comércio alimentício

Nos comprometemos com um serviço rápido e eficiente para melhor atender as necessidades do seu bar, restaurante, loja, hotel, padaria e demais estabelecimentos do setor alimentício.

img

Coleta em Indústrias

Atendemos shoppings, redes de fast food e indústrias de todos os portes, tanto as que produzem óleo, quanto as que apenas o utilizam em seus refeitórios e praças de alimentação.

img

Coleta em embarcações Marítimas

Mais de 100 navios atendidos por ano apenas na região nordeste. Ganhe agilidade na coleta, menor tempo em trânsito, maior atenção para sua embarcação.

Escolha uma empresa séria

Por que você deve
escolher a Biotank?

Com mais de 10 anos de atuação a Biotank é referência em Coleta de óleo residual. Somos uma empresa comprometida com as questões sócio ambientais que visam oferecer um rápido atendimento e um serviço de qualidade a todos os seus parceiros. Emitimos certificado de destinação do óleo que foi gerado na sua cozinha, para comprovação com os órgão públicos e ajuda a natureza.

  • Coleta rápida, 100% segura e reciclada
  • Você pode ganhar dinheiro com seu óleo
  • Nossa missão é acabar com o lixo no mundo
Conheça mais nossa empresa

Pontualidade e Rapidez

As coletas dos resíduos são previamente programadas conforme a necessidade, podendo ser semanal, quinzenal ou mensal.

Óleo 100% reclicado

Tudo que é coletado e os resíduos gerados pelo processo de reciclagem, garantindo 100% de aproveitamento.

Gráficos de desempelho

Você recebe um relatório de coleta, com o volume, qualidade do óleo e outros indicativos.

Lucre com seu resíduo

Temos várias formas de te rentabiliar pelo óleo gerado, verifique com um consultor as possibilidades de ganho.

Tire suas dúvidas com um consultor

Deixe seu contato.

Saiba o que estão falando de nós

img
img
img
Acompanhe nossos

Artigos e Conteúdos

img

07

Fev

Sustentabilidade

Entenda os risco que você corre jogando óleo na pia e ralos.

  • Fev 19, 2018
  • Biotank

O óleo se espalha pela superfície de rios, córregos e represas, contaminando a água; O óleo pode ficar retido no solo, impermeabilizando-o, e contribuindo...

img

08

Fev

Sustentabilidade

Entenda os benefícios do biodiesel.

  • Fev 19, 2018
  • Biotank

O emprego do biodiesel como fator de diversificação da matriz energética brasileira é um objetivo explícito do governo federal justamente pelos...

img

09

Fev

Sustentabilidade

A Importância do Gerenciamento de Resíduos

  • Fev 19, 2018
  • Biotank

Os efluentes oriundos dos estabelecimentos de serviços de saúde, para a manutenção da saúde pública e a segurança do meio ambiente, antes de serem...

Precisa de mais informações? Fale com nossos consultores através do whatsapp
Olá! Meu nome é Iveta.